8 de setembro de 2010

Sistema para CNH traz transtorno


Foto: Arquivo


Caso Candidatos têm problemas para obter ou renovar a CNHfonte: http://www.odiariodemogi.inf.br/noticia_view.asp?mat=25118&edit=6


Os candidatos mogianos em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da renovação do documento enfrentam dificuldades por causa da morosidade do novo sistema, denominado e-CNHsp, desenvolvido pela Prodesp para o Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Implantado na Cidade em 28 de abril deste ano, serviço de dados tem como objetivo modernizar o processo de obtenção e renovação da CNH, evitando fraudes como a descoberta durante a Operação Carta Branca, encabeçada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação desmantelou milhares de habilitações vendidas sem que o candidato tivesse feito nem mesmo uma aula. O crime, realizado em Ferraz de Vasconcelos, movimentou R$ 1,3 milhões em dois anos.


Porém, na prática, a população tem sofrido com a novidade: "Vou trocar de emprego e preciso mudar a categoria da minha CNH em 45 dias, já perdi 15 e, pelo que soube, não conseguirei isso antes de dois meses", diz o professor de Educação Física Eduardo André Palomino.


As reclamações se estendem e os donos de autoescolas também estão sem saber o que fazer: "Aqui no CFC (Centro de Formação de Condutores), centenas de pessoas já foram prejudicadas. O aluno põe o dedo no leitor (biométrico) para entrar na aula e, quando sai, o sistema caiu, não temos como encerrar a presença e ele tem que voltar novamente", comenta Ronaldo Araújo da Conceição Junior, diretor da autoescola Santana, que também comentou sobre perdas causadas pelo problema: "Chegamos a ficar 48 horas fora do ar, um prejuízo que passa dos R$ 4 mil".


Mário Suenaga, oftalmologista da Clínica Anhembi - onde são realizados os exames oftalmológicos exigidos para obtenção da CNH - também se queixa do e-CNHsp: "Além de complicado, sempre para e quando funciona é muito devagar. Ponho meu dedo no leitor e o sistema acusa digital de baixa qualidade e não vai. Reclamei na Ciretran, que vai enviar e-mail à Prodesp para consultar o que fazer no meu caso. O prejuízo é incalculável", lamenta.


O encarregado geral da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Mogi, Darcy Francisco Aquino Marques, defende o sistema: "O e-CNHsp foi implantado recentemente e toda novidade tem seus pontos a serem acertados, o que ocorre com o tempo. Mas garanto que 97% dos candidatos estão satisfeitos. O sistema traz tecnologia de ponta e protege o Ciretran, as autoescolas e os candidatos, pois inibe que um terceiro tente fazer os procedimentos ilegalmente", completa Darcy.


Um comentário:

  1. A cada dia ficar pior o atendimento, dias atrás o atendente da prodesp, ficou falando que os cfc não sabem da legislação do Detran e que ficam ligando para a prodesp sem saber do problema, como se os problemas que estão ocorrendo fossem devido a alguma lei especifica, no final o atendente simplesmente desligou o telefone na minha cara. Os vários protocolos que tenho estão em aberto, ou os que eles falam que já estão fechados não foram solucionados para mim. E a resposta do técnico agora é via e-mail. Isso está uma vergonha, estamos praticamente com nossas contas atrasadas, sem vontade de trabalhar e ninguem toma providência alguma.

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