4 de dezembro de 2010

Sistema de cadastro do Detran gera reclamações

O novo sistema de cadastro implantado pelo Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran) para quem for renovar, mudar de categoria ou tirar a primeira habilitação, continua a gerar reclamações, mesmo depois de duas semanas em vigor. Ontem, na Ciretran, as principais reclamações eram pelo fato da maioria das clínicas médicas não conseguir se adaptar ao novo sistema, gerenciado pela Empresa de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp).

Com a nova metodologia, o usuário precisa acessar o site www.e-cnhsp.sp.gov.br e preencher um formulário com seus dados, agendando dia e hora para comparecer na Ciretran, onde os dados serão conferidos e a pessoa faz a foto e a assinatura digital, já sendo encaminhada para uma clínica médica.

Entretanto, o problema já começa na demora da fila, cujos horários nunca são respeitados. Na terça-feira a diagramadora Leni Conceição de Almeida agendou para às 11h, mas ao chegar meia hora mais cedo, viu que pessoas agendadas para às 9h30 ainda não haviam sido atendidas. Para piorar, o sistema teria saído do ar, e a diagramadora foi embora às 12h30 sem atendimento.
A comerciante Maria Lúcia da Silva teve um pouco mais de sorte ontem: agendada para às 16h, conseguiu chegar na boca do guichê 2 apenas 40 minutos mais tarde. Já a vendedora Rosana Cristina Simões, que pretende tirar a primeira habilitação, estava ontem na Ciretran a fim de saber como proceder, sendo que já teria feito os exames psicotécnico e o médico, mas não conseguia cadastrar sua digital. Também a manicure Renata Patrícia dos Santos reclamava da falta de informação correta, alegando que foi na Ciretran sem saber da exigência quanto ao agendamento via site. O mesmo aconteceu com o tecelão Sérgio Fragoso, que foi até a Ciretran sem ter feito o agendamento. Já o aposentado Pedro de Toledo ligou para a redação para reclamar da dificuldade em fazer o exame médico. Segundo ele, na clínica, a única informação passada é a de que o sistema estaria fora do ar.

Orientações
O delegado Décio Tadeu de Camargo Madureira, da Ciretran, admitiu que as reclamações têm sido constantes, e que por isso tanto o Detran como a Prodesp foram informadas dos fatos. Os dois órgãos estariam verificando a causa da inoperância do novo sistema.
Ele acredita que o problema nas clínicas possa ser de equipamento ou mesmo por alguma falha do novo sistema, mas revelou que há médicos que ainda nem compraram a Certificação Digital, que é o que vai permitir o acesso ao novo serviço implantado.
Entretanto, ele destacou que o usuário que tiver algum problema na clínica médica ou psicotécnica não precisa retornar à Ciretran, devendo apenas entrar em contato com a referida clínica. O delegado também orientou aos motoristas que vão fazer a renovação, para não deixarem para a última hora, iniciando o processo com antecedência. Mas ele também lembrou que, a partir do vencimento da carta, que há mais um mês de tolerância, e que só quando vencer esse prazo é que o condutor estará sujeito à multa e à apreensão do veículo no caso de não ter alguém habilitado para dirigí-lo.

Décio Madureira espera porém que até amanhã as clínicas médicas tenham conseguido se adaptar ao novo sistema. Para isso, os funcionários das poucas que já conseguiram funcionar direito estão trocando informações com os das demais, a fim de ajudar a resolver o impasse. A distribuição dos atendimntos nas clínicas é feita por sorteio a fim de evitar fraudes.

O novo sistema entrou em vigor nas regiões de Sorocaba, Piracicaba e Campinas no último dia 22, mas já funcionava nos 33 municípios da Grande São Paulo desde o dia 7 de abril. Na região de Santos e São José dos Campos, o e-CNHsp foi implantado no dia 16 de novembro. A ideia era fazer com que o atendimento fosse mais ágil, além de tentar inibir fraudes.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=20&id=371392

Um comentário:

  1. O grande problema do Ciretran, não é apenas falhas no sistema e sim no perfil dos funcionários para atender, aqui em Sorocaba por exemplo eles esquecem que as pessoas que recorrem a eles, pagam todas as taxas e impostos e agem como se fosse trabalhadores voluntários nos prestando favor...
    Toda vez que preciso ir até o ciretran me dá náuseas saber que tenho que ser atendido por uma funcionária chamada Carol...

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