8 de dezembro de 2010

O novo sistema de emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o e-CNHsp, em funcionamento desde o último dia 29, tem gerado transtornos para quem tenta obter, renovar ou modificar sua habilitação para dirigir. As falhas têm acontecido na hora de realizar os exames médicos.

Ontem à tarde, cerca de 20 pessoas aguardavam, indignadas, pelo funcionamento do sistema em uma das clínicas que realizam exame para motorista em Bauru. Com o sistema fora do ar a maior parte do dia, ontem de manhã foi o único período em que foi possível atender o público desde a implantação do e-CNHsp.

Enquanto as pessoas aguardavam o atendimento, o médico Nilton Buschi tentava solucionar, na 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Bauru, o erro apontado pelo site em seu cadastro.

“Fizemos apenas dez exames (ontem de manhã) e à tarde já voltamos a ter problemas. Hoje deu erro no cadastro do médico, mas cada hora é uma coisa, ou não conseguimos cadastrar a digital, ou transmitir os dados, ou dá erro de envio”, disse Frederico Chilio, funcionário da clínica localizada na quadra 13 da rua Rio Branco.

Com toda a “papelada” em mãos, o encanador Jesus Antônio Soares era um dos que aguardavam desde as 13h pelo atendimento, para renovar sua habilitação.

“Desde a semana passada que estou tentando, vim aqui várias vezes e achei a clínica fechada porque o sistema não estava funcionando. Agora, é difícil, porque estou trabalhando sem carta, rezando para não acontecer nada, porque não dá para deixar de trabalhar”, afirma.

Sem sucesso

Enquanto muitos desistiam da espera, o pedreiro Marco Antônio Lourenço optou por aguardar até o horário de fechamento da clínica, às 18h, na esperança do sistema funcionar adequadamente. “Já que estou aqui e esperei tanto, vou ficar para ver se resolvem porque minha CNH está vencendo”.

Mas mesmo após o recadastramento do médico, a tentativa de acessar o sistema por parte da clínica foi frustrada. “Conseguimos conversar com o suporte, mas a única coisa que nos disseram é que está assim em todo Estado”, afirmou Chilio.

O sistema foi desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados de São Paulo (Prodesp) e funciona nos 33 municípios da Grande São Paulo desde o dia 7 de abril, na região de Santos e São José dos Campos desde o dia 16 de novembro e foi implantado nos Deinters de Campinas, Sorocaba e Piracicaba no dia 22 de novembro, antes de chegar à população da região de Bauru no dia 29. Na Internet, é possível encontrar relatos de problemas enfrentados por algumas cidades desde a implantação do novo sistema por meio do blog www.problemasecnh.blogspot.com.

Paciência

Para o diretor em exercício da 5.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Bauru, delegado Elizeu de Freitas Costa, as pessoas devem ter paciência para que todos os usuários se adaptem.

“Não é uma situação isolada de Bauru, mas acredito que aos poucos o sistema se normalize. Hoje (ontem), alguns exames já conseguiram ser feitos e estamos comunicando os problemas para que tenham consciência das falhas”.

O e-CNHsp é considerado mais seguro e tem condições de possibilitar a redução dos prazos para a entrega dos documentos necessários para obtenção e renovação da Carteira Nacional de habilitação (CNH).

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) disse acreditar que o problema esteja no serviço médico. “Não registramos qualquer problema de envio de informações através do sistema Prodesp, tanto que os exames estão sendo feitos normalmente nos demais municípios de São Paulo”, lê-se em nota.

Processo deve ser iniciado na Internet

A principal mudança no procedimento de emissão de Carteira Nacional de habilitação (CNH) trazida pelo sistema e-CNHsp é que o trâmite deve ser iniciado pela Internet, com o preenchimento de um pré-cadastro eletrônico no site www.e-cnhsp.sp.gov.br.

“As pessoas fazem o cadastro via Internet, no qual já sai um horário para atendimento na Ciretran, onde ele valida o cadastro com a apresentação dos documentos”, explica o delegado em exercício da 5.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Bauru Elizeu de Freitas Costa.

Nesse procedimento, não foram relatadas dificuldades de realização pelos usuários e autoescolas. “Temos orientado as pessoas, mas a maioria prefere vir à autoescola e fazer o cadastro online com a gente, ao invés de sozinha em casa. A única reclamação que tivemos foi devido à demora no processo em relação as pessoas que já tinham dado entrada na habilitação, mas tiveram que refazer no novo sistema”, afirma Paulo César Pereira Cunha Castro, sócio-proprietário de uma autoescola.

Segundo o delegado Costa, quem havia iniciado o processo de emissão da CNH mas ainda não tinha feito o exame médico, teve de fazer seu cadastro pelo e-CNHsp. Os demais puderam dar continuidade à retirada da habilitação no sistema antigo.

Fonte: http://www.jcnet.com.br/detalhe_geral.php?codigo=197438

Um comentário:

  1. Sistema vagabundo que usa java script! Brasil é 1 piada. DETRAN SP órgão mais corrupto do Brasil. Geraldo Alckmin LADRÃO!

    ResponderExcluir