26 de novembro de 2010

Tirar CNH pode ficar até 10% mais caro

O novo sistema de emissão de carteiras de habilitação foi implementado na Região de Jundiaí na última segunda-feira. A novidade nesse sistema informatizado é que a população pode começar o processo de habilitação em casa, preenchendo o pré-cadastro pela internet, através do www.e-cnhsp.sp.gov.br. Com isso, os valores de emissão ou alteração de carteiras de habilitação poderão ficar até 10% mais caros.

"O novo sistema gera custo, já que as autoescolas estão investindo em novos provedores para suportar o sistema, na geração de documentos e consequentemente mais impressão, e mais idas à Ciretran", justificou o presidente da Associação das Autoescolas de Jundiaí, Dalton Dagoberto. Com o novo sistema, chamado de e-CNHsp e desenvolvido pela Prodesp (Empresa de Processamento de Dados de São Paulo), o processo de emissão ou alteração de carteiras de habilitação irá ganhar mais transparência, segurança e controle.

Apesar disso, Dagoberto acredita que a população precisará ter paciência com a novidade. "Ele foi desenvolvido para agilizar o processo, mas o provedor não comporta tantos acessos de uma única vez", explicou. "Imagine várias pessoas ligando para um único celular ao mesmo tempo."

Registro das aulas - Uma das preocupações do presidente da associação é em relação ao registro das aulas. "No final de cada aula é preciso fazer o registro e passar on-line para a Ciretran. O problema é se o site travar, já que as autoescolas terão apenas 10 minutos para o envio das informações." Segundo Dagoberto, nas cidades onde o sistema já opera os problemas são visíveis. "É comum o aluno não conseguir acessar o site devido à lentidão do sistema. Isso quando o site não fica fora do ar." Para ele, por ser um sistema novo, todos ainda estão aprendendo. "Inclusive os funcionários da Ciretran."

Impressão digital - Em todas as fases será colhida a impressão digital de um dos dez dedos do aluno para confirmar a identidade. No caso de aulas teóricas e práticas, a impressão será colhida na abertura e no encerramento de cada aula ou bloco de aulas. "Antes do novo sistema era reconhecido apenas uma digital. Hoje, qualquer uma das dez pode ser lida."

Médicos, psicólogos e instrutores de CFCs também deverão registrar sua impressão digital, bem como utilizar assinatura eletrônica (certificado digital). O uso de certificados digitais, em conjunto com a biometria (coleta de digitais dos usuários do sistema), é uma das principais inovações. Quem já iniciou o processo de emissão da CNH antes do dia 22 não terá qualquer prejuízo, já que o processo terá continuidade com o sistema antigo.

Fonte: www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=132046

Nenhum comentário:

Postar um comentário