13 de setembro de 2010

Sistema atrapalhou atendimentos em São Bernardo

A 73º Ciretran, de São Bernardo, também foi alvodos problemas da quedado site da Prodesp (Companhiade Processamento de Dados do Estado de SãoPaulo) e teve o atendimento comprometido durante alguns dias de abril.

O estudante Bruno Tadeu Talles, 19 anos, enfrentou filas para dar entradano pré-cadastramento da sua carteira de habilitação. “Fiquei duas horas esperandoo sistema voltar e como estava atrasado para a faculdade acabei desistindo de ficar lá e optei por voltar outro dia”, disse. “É uma falta de respeito da Prodesp com todas aspessoas envolvidas, se o programa ainda não estava 100% porque implantaram?”, reclamou Talles.

Segundo o delegado titularda 73º Ciretran de São Bernardo, Gilmar Camargo Bessa, o problema foi resolvido com a instalação de um outro terminal de computador na sala. “O sistemada Prodesp ainda é novo e está em fase de amadurecimento”, contou o delegadoda Ciretran.

Prodesp gera transtornos em CFCs

Proprietários de autoescolas e alunos não conseguem registrar digitais no site da empresa.

Problemas de lentidão e queda no site da Prodesp (Companhiade Processamento de Dados do Estado de São Paulo) estão prejudicandoos candidatos a motorista na hora de tirar a primeira via das CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação).

Em Santo André, a estudante Marina Machiaveli Savella, 18 anos, que está fazendo o curso de formaçãono CFC da Adepaesa (Associação dos Despachante se Proprietários de Auto Escola de Santo André), relatou que o site da Prodesp estava inoperante em três dias na semana passada, e o professor que ministra suas aulas não conseguiu registrar a presença dos alunos através da impressão digital – procedimento obrigatório para o registro das sessões realizadasnas auto escolas. “Eu trabalho e estudo. Não tenho disponibilidade para ficar vindo até o CFC para tentar registrar minha digital (em outros momentos).

Afinal, corro o riscode o site não estar funcionando”, disse. Segundo o proprietáriodo CFC da Adepaesa, Batista Munhoz Sanches, os problemas no site da Prodespsão constantes e estão prejudicando o andamentodos cursos na unidade. “Os alunos e o CFC são os que mais saem perdendo com esses problemas. No caso dos candidatos a motorista, eles acabam tendo que desembolsar o pagamentodas conduções para vir até a unidade para registrara digital. E nós arcamos com os gastos extras para pagar os professores que precisam estar presentes para registrar as presençasdos alunos”, ressaltou.

A Prodesp informou, em nota oficial ao Diário, que o sistema apresenta falhas na captura das impressões digitais, porém, que técnicos da empresa foram acionado se estão trabalhando de forma concentrada, neste fim de semana, para garantiro funcionamento adequado dentro do menor prazo possível.

O Diário procurou o delegado titular da 23º Ciretrande Santo André, Darci Freitas, que informou quenão havia sido notificado sobre nenhum problemanos CFCs da cidade. “Até o momento não chegou nenhum caso dese tipo ao nosso conhecimento, masse formos informados sobre o problema vamos investigar o que está ocorrendo”, declarou.

AULA NOTURNA

A partir da segunda-feira as auto escolas deverão incluir aulas práticas noturnas aos seus alunos. Os candidatos podem fazer aulas práticas das 20h às 23h30. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a resolução não traz acréscimo na carga horáriade prática de direção atual. Das 20 horas de aula exigidas para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo, quatro deverão ser cumpridas à noite.

Prodesp atrapalha obtenção da CNH

Em maio, a equipe do Diário abordou os contratempos enfrentados por quem quer tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em Santo André. Dois meses depois, porém, os mesmos problemas permanecem.


Desta vez, são alunos e proprietários de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e autoescolas de São Bernardo que reclamam dos constantes problemas com o sistema da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), conhecido como e­CNHsp.


Segundo eles, por ficar constantemente inoperante, fica impossibilitado o registro da impressão digital do aluno ­fundamental para atestar a presença dele nas aulas práticas e teóricas necessárias para a obtenção da CNH.


"Estamos enfrentando problemas constantes. Quando o sistema dá erro, se forma um tumulto na entrada ou saída de alunos. Todos os dias a gente precisa deslocar um funcionário para ir à Ciretran levar documentos que justifiquem a presença de estudantes que não conseguiram registrar a impressão digital", explicou a empresária Simone De Simoni, proprietária de um CFC no bairro Nova Petrópolis.


Os mais prejudicados, porém, acabam sendo os estudantes, como o desempregado Cristiano de Lima Moraes, 31 anos, que deixou o trabalho em um lava­rápido para conseguir agilizar o processo de obtenção da CNH.


"Larguei meu emprego para fazer mais aulas durante a semana. Preciso da carta para conseguir um trabalho melhor.Játermineiocursoteórico,mas hámais dedezdias estouvindoaoCFCapenas parareporas aulas que o computador não conseguiu registrar. Muitas vezes, vim assistir às aulas e perdi a viagem, porque o sistema não registra a sua impressão digital", disse Moraes.


Problema geral: ­Para Nelson Gastaldo, presidente da ADDSBC (Associação dos Despachantes e Documentalistas de São Bernardo) ­entidade que representa as autoescolas da cidade ­, o sistema não pode ser considerado operacional.


"Ainda necessita de muitos ajustes. Esse sistema foi adotado em maio, e está criando muita complicação para os CFCs e autoescolas. Inclusive está atrasando o processo de obtenção da CNH de muita gente", destacou Gastaldo.


Resposta: ­Procurada, a Prodesp informou que o sistema e­CNHsp "apresentou recentemente (...) instabilidade na captura das impressões digitais".


Segundo a companhia, no entanto, desde o dia 9 de junho está em funcionamento um novo sistema de coleta, o que teria estabilizado o registro de impressões de digitais.


Ainda segundo a Prodesp, mesmo com os problemas técnicos, o sistema nunca "ficou inoperante" e teve "funcionamento regular" desde a sua implantação.


Problema se repete em outras cidades do Estado

Além do Grande ABC, outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo também enfrentam problemas com o sistema e­CNHsp. Essa informação é do presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centro de Formação de Condutores no Estado de São Paulo, José Guedes Pereira.


"Todos os dias receboreclamações dotipo,derepresentantes devárias cidades. Aimpressão que tenho é que a Prodesp está tentando montar um avião no ar. Não sou contra o sistema, mas acredito que o sistema não está suportando a carga de acessos. Precisa de mudanças", destacou Pereira.


Para o dirigente sindical, a grande preocupação da entidade é a implantação de um sistema instável em cidades de grande porte.


"Aprimeira cidade que adotou o sistema foi Santana do Parnaíba,e lá já houve problemas, mesmo sendo uma cidade pequena. Depois o mesmo se repetiu em toda Grande São Paulo. Nosso receio agora são os mesmos problemas na Capital", afirmou.

8 de setembro de 2010

Detran de SP bloqueia carteiras de motorista por suspeita de fraude

Donos de CNH podem ser condenados por falsidade ideológica.Segundo o departamento, cerca de 1.800 documentos foram bloqueados.

Em uma decisão considerada inédita, cerca de 1.800 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram bloqueadas e motoristas podem ser processados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo por falsidade ideológica. Eles tiraram o documento em Itapevi, Grande São Paulo, por meio de um esquema fraudulento.

Entre os recursos utilizados por funcionários de uma autoescola está o uso de digitais de silicone para justificar a presença de alunos que, na verdade, nunca apareceram para fazer as provas. A fraude custava R$ 1.500. Os quatro responsáveis pelo esquema foram presos em agosto.

Segundo o Detran, havia a participação de funcionários da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Itapevi para liberar a carteira de motorista de moradores de outros estados. O departamento, então, decidiu processar os motoristas que foram beneficiados.

Quem procurava os fraudadores queria tirar a primeira habilitação e declarava morar na cidade. Para tanto, fornecia um endereço falso, o que é crime.

As cerca de 1.800 carteiras emitidas em Itapevi entre janeiro e junho deste ano estão bloqueadas e são investigadas. Quando o motorista renovar ou tentar transferir o documento para o estado em que mora, será informado a voltar a São Paulo para tentar o desbloqueio. Quando chegar, será ouvido e, se comprovada a fraude, será indiciado.

Os motoristas condenados por falsidade ideológica estão sujeitos a uma pena de um a três anos de prisão.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/detran-de-sp-bloqueia-carteiras-de-motorista-por-suspeita-de-fraude.html

CNH eletrônica vai ser expandida para evitar fraudes no interior


A automatização do sistema de registro de candidatos a motorista e de veículos é a aposta do Detran para tentar diminuir as fraudes. A direção do departamento anunciou anteontem que vai estender o sistema de carteira de motorista eletrônica - o chamado e-CNH - para todo o interior até o fim deste ano.

Pelo novo sistema, médicos e autoescolas não poderão mais inserir dados de novos candidatos a motorista no sistema do Detran. Esse trabalho passará a ser exclusivo dos policiais das 336 Ciretrans do Estado.

Casos de endereços falsos ou do uso de impressões digitais de terceiros para comprovar a presença de alunos em aulas teóricas e práticas devem acabar. Hoje os fraudadores usam dedos de silicone para marcar a presença dos candidatos que encomendam a carteira.

Quando a fraude é descoberta, a responsabilidade não recai sobre o policial, pois não foi ele quem incluiu os dados no sistema. Agora, para fraudar digitais ou endereços, será necessário fazer isso dentro do Detran. O sistema já funciona em São Paulo e parte da Grande São Paulo.





Audiência Pública E-CNH







Sistema para CNH traz transtorno


Foto: Arquivo


Caso Candidatos têm problemas para obter ou renovar a CNHfonte: http://www.odiariodemogi.inf.br/noticia_view.asp?mat=25118&edit=6


Os candidatos mogianos em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da renovação do documento enfrentam dificuldades por causa da morosidade do novo sistema, denominado e-CNHsp, desenvolvido pela Prodesp para o Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

Implantado na Cidade em 28 de abril deste ano, serviço de dados tem como objetivo modernizar o processo de obtenção e renovação da CNH, evitando fraudes como a descoberta durante a Operação Carta Branca, encabeçada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). A ação desmantelou milhares de habilitações vendidas sem que o candidato tivesse feito nem mesmo uma aula. O crime, realizado em Ferraz de Vasconcelos, movimentou R$ 1,3 milhões em dois anos.


Porém, na prática, a população tem sofrido com a novidade: "Vou trocar de emprego e preciso mudar a categoria da minha CNH em 45 dias, já perdi 15 e, pelo que soube, não conseguirei isso antes de dois meses", diz o professor de Educação Física Eduardo André Palomino.


As reclamações se estendem e os donos de autoescolas também estão sem saber o que fazer: "Aqui no CFC (Centro de Formação de Condutores), centenas de pessoas já foram prejudicadas. O aluno põe o dedo no leitor (biométrico) para entrar na aula e, quando sai, o sistema caiu, não temos como encerrar a presença e ele tem que voltar novamente", comenta Ronaldo Araújo da Conceição Junior, diretor da autoescola Santana, que também comentou sobre perdas causadas pelo problema: "Chegamos a ficar 48 horas fora do ar, um prejuízo que passa dos R$ 4 mil".


Mário Suenaga, oftalmologista da Clínica Anhembi - onde são realizados os exames oftalmológicos exigidos para obtenção da CNH - também se queixa do e-CNHsp: "Além de complicado, sempre para e quando funciona é muito devagar. Ponho meu dedo no leitor e o sistema acusa digital de baixa qualidade e não vai. Reclamei na Ciretran, que vai enviar e-mail à Prodesp para consultar o que fazer no meu caso. O prejuízo é incalculável", lamenta.


O encarregado geral da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Mogi, Darcy Francisco Aquino Marques, defende o sistema: "O e-CNHsp foi implantado recentemente e toda novidade tem seus pontos a serem acertados, o que ocorre com o tempo. Mas garanto que 97% dos candidatos estão satisfeitos. O sistema traz tecnologia de ponta e protege o Ciretran, as autoescolas e os candidatos, pois inibe que um terceiro tente fazer os procedimentos ilegalmente", completa Darcy.


Tirar carta vira transtorno


Há três meses o problema continua o mesmo para quem quer tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Grande ABC. Queda e lentidão do novo sistema da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) - conhecida como e-CNHsp - são as principais reclamações de alunos, proprietários de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e de autoescolas.

A equipe do Diário acompanhou no sábado a saída de cerca de 100 alunos do CFC-A São Bernardo, no Centro da cidade. Das 11h40 - horário da saída - às 11h55, eles permaneceram em fila e impacientes até ouvirem de uma funcionária que estavam dispensados, porque o sistema estava fora do ar.

"Essa é a minha oitava aula e duas vezes não consegui registrar a impressão. É difícil ter de voltar só para isso, ainda mais porque trabalho. Falta apenas uma para terminar e nem sei quando vou pegar o certificado", disse o montador eletrônico de São Bernardo Francisco Vieira Bezerra, 30 anos.

Por conta de uma dermatite de contato na mão direita, a recepcionista de São Bernardo Denise Pereira Bispo, 19, encontra mais dificuldade. "A dermatite não permite o reconhecimento. Tenho de pedir para passar a esquerda e, somado à lentidão, é impossível conseguir", disse.

A coordenadora do CFC Érica Patrícia da Conceição informou que em casos como esse é feito um relatório para provar a presença do aluno. "A Prodesp fornece um número de protocolo e anexamos no relatório para justificar a presença. Tudo é encaminhado à Ciretran e depois ao Detran para liberação. É um processo demorado."

Prejudicado - Além dos alunos, quem se sente prejudicado são os proprietários das autoescolas. "O aluno perde dois, três meses para conseguir fazer a parte teórica e nesse período os nossos instrutores ficam parados. Nessa brincadeira, o aluno demora quase seis meses para sair com a carteira", disse Gerson D'' Onofre, proprietário da autoescola Shama, em São Bernardo.
A DJ de São Bernardo Priscila Campos Sabatino, 18, disse que não sabe quando vai começar a fazer as aulas práticas. "Comecei o teórico há uma semana e já não consegui registrar a digital. Desse jeito nem sei quanto tempo vou levar. O problema é que levo 30 minutos para chegar no CFC e agora vão começar as aulas e trabalho. Não vou ter tempo", explicou.

Santo André - A situação não é diferente em Santo André. O ABC CFC autoescola, no centro, ficou sem sistema quinta e sexta-feiras. "Cerca de 180 alunos já concluíram o curso teórico, mas aguardam a emissão do certificado porque não conseguiram registrar todas as entradas e saídas", disse a funcionária Natalia Vieira.

Ela explicou que alguns alunos que completaram as nove aulas não conseguiram registrar seis. "Eles tiveram de vir novamente, porém apenas uma vez deu certo. Ou seja, terão de vir mais cinco vezes sem a certeza de que estará funcionando", ressaltou.

São Caetano - Para o diretor de ensino da Associação das Auto e Moto Escolas de São Caetano, Gerson Rela, os problemas de queda e lentidão acontecem em horários específicos por conta da grande demanda. "Na quinta-feira, os alunos que saíram às 22h30 ficaram até as 23h20 aguardando o sistema, e nada. O programa é ótimo, mas a estrutura da Prodesp não existe. Há uma sobrecarga nos horários e por isso os problemas se tornam frequentes", disse, lembrando que no CFC AB há 200 casos pendentes em que alunos aguardam a emissão do certificado para dar continuidade. "O problema é que foi um período de férias, em que muitos aproveitaram, mas não vão conseguir terminar a tempo."

CFC REGISTRA QUASE 4.000 ALUNOS AFETADOS.

Para o diretor geral do CFC-A São Bernardo, Neuclair Santo Silvestrini, o problema da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) é insustentável.

"Somamos quase 4.000 alunos que estão aguardando a emissão do certificado para dar continuidade à emissão da carteira de habilitação", explicou o sócio-proprietário.

Segundo Silvestrini, passam 2.500 pessoas por mês, sendo 800 para a primeira habilitação. "O sistema implantado apresenta falhas e por enquanto só ouvimos promessas de melhorias", disse o diretor geral, que procura divulgar para os alunos os problemas do sistema.

"Muitos não entendem que a dificuldade não está só nesse CFC. É um problema generalizado e que atinge as autoescolas que não recebem os alunos. Alguns brigam dizendo que vão nos processar,mesmo explicando como funciona". contou.

Para ele, o apoio oferecido pela Prodesp não é suficiente. "Ao entrar em contato com a chefia da companhia, vão informar que são pequenos problemas nos CFCs que não estão prontos pra o novo sistema."



Detran no reino do faz de conta


Departamentos de trânsito vivem sob permanente suspeita de cobrança de propina. Para Miguelzinho, símbolo da corrupção nos anos 80 em SP, "caixinha" faz parte da cultura brasileira

O recente relatório da Corregedoria da Polícia Civil, que apontou indícios de envolvimento de 162 delegados do Detran e de Ciretrans de São Paulo em fraudes de mais de R$ 40 milhões, e a prisão de 44 pessoas no Rio Grande do Sul por crime semelhante comprovam, mais uma vez, que a "caixinha" nunca acaba nos departamentos estaduais de trânsito. Só os cabeças é que mudam.


O ex-investigador Miguel da Silva Lima, o Miguelzinho, que nos anos 80 foi apontado como símbolo de corrupção no Detran, afirma que a cultura do brasileiro o faz acreditar que o sistema só funciona à base da propina. "Eu vejo a engrenagem montada em cima de um faz de conta. Ninguém respeita nada", diz.


Para testar os serviços, o DIÁRIO ligou ontem para três autoescolas pedindo informações sobre renovação de carteira de habilitação. Duas delas sugeriram que, com pagamento de propina, seria possível obter o documento sem a necessidade de fazer a prova.


"Hoje as coisas estão mais complicadas. Eles criam dificuldade para vender facilidade", disse o funcionário de uma autoescola da Zona Norte. A sugestão dele era a realização do curso teórico de direção defensiva e primeiros socorros, durante três dias, para ficar livre da prova escrita.

"Não é que não tem prova, mas aí é uma coisinha à toa, porque o que vale é a presença", argumentou.


Em outra autoescola, na Zona Oeste, a funcionária explicou que, para fazer a prova, era possível estudar sozinha por apostila. "São 30 perguntas. Se errar nove, a senhora é reprovada, fica uma semana bloqueada e precisa fazer prova de novo". A repórter, então, disse que era professora e não tinha tempo de fazer o curso. Além disso, afirmou que se fosse reprovada teria problemas porque precisava do carro para trabalhar. A resposta foi rápida. "Então passe aqui que a gente conversa".


O advogado Cyro Vidal Soares da Silva, que já foi diretor e corregedor do Detran, afirma que o sistema favorece a corrupção, na medida em que não dá infraestrutura para acelerar o atendimento ao público.


Pontos vulneráveis


1 Prova práticaCostuma-se dizer que quem não paga "caixinha" ao examinador corre o risco de ser reprovado no exame, mesmo sabendo dirigir.


2 Agrado normalAutoescolas admitem que é normal dar um "agrado" a funcionários do Detran para apressar a documentação de seus clientes.


3 Emplacamento mais caroÉ difícil o dono de um carro achar a placa que deseja. Se não quiser esperar, ele poderá pagar pela mais cara, que sai na hora.


4 Pontuação transferidaEmpresas especializadas em fraudes costumam oferecer cartas fantasmas para transferir a pontuação de multas.


entrevista Miguel Lima, o Miguelzinho - ex-agente do Detran
"Ninguém cumpre nada, ninguém respeita nada"


Foto: Anderson Prado/ Diário SP


Miguelzinho foi acusadp de comandar um dos maiores esquemas de corrupção no Detran de São Paulo nos anos 80DIÁRIO_ Como o senhor vê as recentes denúncias de corrupção no Detran?
Jean Jacques Rousseau (filósofo suíço considerado um dos maiores pensadores do século 18) já dizia que a corrupção é inerente à sociedade. Isso ocorre não só no Detran, mas em todo lugar. Aliás, quem estiver atento às mazelas, às roubalheiras, às fraudes desse país e quiser aprender, inclusive, a escola está em Brasília. E só prestar a atenção.

Mas, no Detran, vira e mexe há uma denúncia. Por quê?

O Detran tem uma peculiaridade, é um órgão muito aberto, tem um fluxo de pessoas inimaginável e, por isso, a coisa aparece com mais frequência.

Autoescolas e despachantes incentivam a "caixinha"?

Na minha época, o que faziam, e eu percebia isso com muita nitidez, é que, sabendo das dificuldades do sistema, colocavam no contrato uma quantia a mais para se virarem lá dentro, e as pessoas não reclamavam.
Pagar para ter vantagem também não é corrupção?

É uma série de coisas. Você precisa submeter o carro à vistoria e, em geral, tem pressa. É um saco ir até lá, há burocracia, você perde tempo. Então, é muito mais prático dar R$ 100 a uma pessoa e se livrar daquele transtorno. É o que chamam de corrupção, mas acho uma coisa totalmente lícita, desde que não seja exigência. Eu não me submeto a isso, evito o quanto posso, assim como a maioria das pessoas. A estrutura inteira é assim. Eu vejo a engrenagem montada em cima de um faz de conta. Ninguém cumpre nada, ninguém respeita nada, ou cumpre tudo e respeita tudo. Você vê isso a olho nu. Agora, você me pergunta por que as pessoas se propõem a isso? Porque já está na cultura delas que o sistema funciona assim.

Como mudar isso?

Na minha avaliação, a estrutura político-social brasileira foi construída com material podre. Ela tinha que ser totalmente implodida e começar de novo. Tem que mudar a cultura das pessoas. A podridão vem do topo da pirâmide para baixo.

Quem alimenta mais a "caixinha", as autoescolas ou os despachantes?

Autoescolas, sem dúvida. Hoje tem o Curso de Formação de Condutores e são elas que fazem. Acho um erro. É muito fácil manipular. Acho até que você pode fazer tudo errado ou não responder e outro arrumar.

Há disputa para trabalhar em Detran ou Ciretran? É mais fácil ganhar "extras" lá?

Hoje não sei, mas antes sim, principalmente diretores. O indivíduo que coloca o lacre, por exemplo, ganha uma fortuna com aquilo. Vai junto com o documento R$ 20, R$ 30. No fim do dia chega a R$ 3 mil. Você vai escolher a placa e nunca tem a que quer. Então, eles oferecem o modelo especial, que é muito mais caro. Como você tem pressa, não pode esperar, acaba aceitando. Eles se valem disso. O Detran é um órgão de muita influência, de muita força política, então, os políticos têm interesse nele.

Veja o que foi apurado pela Corregedoria

O relatório de 129 páginas da Corregedoria da Polícia Civil aponta indícios de envolvimento de 19 delegados do Detran e 143 de Ciretrans em crimes de fraude em licitação e execução de contratos, sonegação fiscal, peculato (extorsão praticada por funcionário público), corrupção ativa e passiva, prevaricação, falsificação de documentos, advocacia administrativa e formação de quadrilha.

40 milhões de reais é o valor do prejuízo inicial da fraude.

A proposta do delegado corregedorDesvincular o Detran da Secretaria da Segurança Pública e subordiná-lo a outra secretaria de estado.

Segurança Pública só em três estados.

O Departamento Estadual de Trânsito é subordinado à Secretaria da Segurança Pública em apenas três dos 27 estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Denatran diz que fiscalização é dever da polícia.

Ninguém assume a responsabilidade de fiscalizar casos de corrupção e desvio de conduta de funcionários nos órgãos de trânsito. O Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmam que não têm competência para investigar e atribuem a tarefa à polícia ou ao Ministério Público (MP).

Já o Detran afirma que a fiscalização no departamento é feita tanto pela corregedoria da polícia, quanto pelo MP, Tribunal de Contas e Secretaria da Fazenda. Mas alega que a corregedoria só concluiu o inquérito recente de corrupção porque a diretoria do órgão de trânsito participou ativamente dos trabalhos.
Segundo a assessoria do Detran, a fiscalização nas Ciretrans é feita pelo delegado seccional de polícia da cidade a que pertencem, porque estão vinculadas a essas delegacias. O Detran, explica, só faz correição extraordinária quando recebe denúncia.

O advogado Cyro Vidal, ex-diretor do Detran, afirma que o grande problema nas Ciretrans do interior é a falta de oficiais administrativos para atender o público. "Como o sistema não funciona, o usuário paga para não ficar na fila", diz. Segundo ele, em algumas cidades autoescolas pagavam o salário do atendente.

O Detran nega. Segundo a assessoria de imprensa, a medida está proibida desde 2009. Além disso, foram contratados recentemente 1.733 oficiais administrativos concursados.

Os serviços também estão sendo informatizados para facilitar os usuários, inclusive emissão da carteira de habilitação.

Espera por carteira de motorista leva no mínimo 90 dias em São Bernardo e Santo André

Confira essa matéria completa no site da Redetv Mais do Abc Paulista.

www.redetvmais.com.br/jmais

Sistema do Detran apresenta falhas no Grande ABC

TV Globo São Paulo capital

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1248362-7823-SISTEMA+DO+DETRAN+APRESENTA+FALHAS+NO+GRANDE+ABC,00.html

Quinta-feira, 15/04/2010

Os cidadãos que precisam fazer ou renovar a carteira de habilitação enfrentam dificuldades no Grande ABC. O problema, que começou na semana passada, ocorre na hora de enviar o exame médico ao Detran.

CIDADE - Problemas no sistema atrasam obtenção da CNH

Guarulhos

















Wellington Alves 09/07/2010 10:30 A estudante de Moda Elisabeth Fernandes, 19 anos, queria concluir o curso de formação de condutores durante as férias escolares.

No entanto, isso não será possível. O novo sistema que orienta todas as fases dos alunos que querem tirar carteira de motorista, o e-CNH, apresenta problemas e a levou a perder algumas aulas. Ela terá que terminar a formação aos sábados.

O caso de Elisabeth não é o único. Nas autoescolas há alunos que não conseguem registrar as digitais antes das aulas por queda no sistema do e-CNH. Com isso, o dia de estudo tem que ser adiado. Pior quando a pessoa faz a aula, mas não consegue registrar que terminou. A burocracia pode ser resolvida somente com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) - operadora do sistema. Segundo relatos, o processo demora tanto que há pessoas que preferem fazer as aulas novamente. A situação é tão caótica que até exames psicotécnicos tiveram que ser remarcados.

Segundo a proprietária de um Centro de Formação de Condutores, Fabiana Alves Coriolano, 31, diariamente o e-CNH fica fora do ar. "Tem várias pessoas reclamando e não há o que fazer. Nós ligamos para a Prodesp e não fazem nada", declarou. O sistema em operação desde 3 de maio em Guarulhos ainda não foi implantado em São Paulo. Ou seja, há a possibilidade de que Guarulhos e outras cidades estejam testando o sistema antes de ser levado à Capital.

Uma dona de autoescola que não quis se identificar afirmou que tem alunos que esperam até uma hora até conseguirem registrar as digitais. "É um transtorno", afirma. Outro proprietário disse que alunos dele interessados em prestar concursos públicos devem ser prejudicados por não conseguirem tirar a carteira de habilitação em breve. "Eles não têm tempo para aguardar. O sistema trava e daí temos que remarcar as aulas.

Resposta - O GH entrou em contato com a Prodesp para questionar o que poderá ser feito para resolver os atuais problemas, se o sistema foi testado antes de entrar em operação e se ele pode ser retirado de funcionamento até que sejam sanados todos os erros. Em nota, a instutição admite que em alguns momentos houve instabilidade na captura das impressões digitais pelo e-CNHsp. No entanto, destaca que, com a implantação de uma nova versão do motor biométrico pela Prodesp em 9 de junho, o sistema foi estabilizado. Afirma ainda que, mesmo por ocasião do citado problema técnico, o sistema e-CNHsp não ficou inoperante.

A respeito de testes realizados previamente, declara que foi feita um etapa de pré-operação no final de 2009, durante cerca de 60 dias, em Santana de Parnaíba, operação coordenada pelo próprio Detran. Informa que eventualmente podem ocorrer problemas pontuais, tratados caso a caso. Ressalta também que a possibilidade de aprimoramento é de prioridades do Detran.


Fonte: Guarulhos Web

Denunciadas falhas em sistemas

Mogi das cruzes










CAROLINE LOPES


Auto escolas da Cidade denunciam falhas no sistema e-CNHsp, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. Segundo as delações, os problemas são interrupções no sistema e leitura errada de impressões digitais, o que está prejudicando os alunos interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou renová-la.

"Todos os dias, pelo menos três vezes, o sistema cai. Teve um dia em que caiu às 13 horas e não voltou mais. Antes e depois que terminam as aulas, os alunos colocam o dedo para leitura das digitais na máquina. Muitos deles vêm de longe. Na hora em que eles saem, por exemplo, depois de já terem feito a aula, às vezes o sistema cai. Aí, é preciso que voltem no dia seguinte para registrar a aula, o que, além do transtorno, gera um gasto a mais com passagens", diz Samira Galdino, secretária na Autoescola União.

Ela conta que houve um aluno que precisou receber o instrutor da autoescola no trabalho para não perder as aulas que já tinha assistido. "Ele estava de férias no serviço e aproveitou para fazer as aulas obrigatórias noturnas, mas não conseguiu registrá-las e as férias dele terminaram. Como voltou a trabalhar à noite, nosso instrutor teve de ir até o local de trabalho do aluno com um notebook para que o sistema pudesse ser aberto", diz.

Na Autoescola São Judas, os problemas também foram confirmados por um auxiliar administrativo que não se identificou. "O sistema, agora, deu uma melhorada, mas ainda está longe da perfeição. No começo, ele caia e não voltava. Hoje mesmo [ontem] fui tentar registrar umas aulas e o sistema não aceitava. Insisti e só depois consegui. Temos também problemas com biometria divergente. O aluno põe as digitais e elas não são lidas corretamente", diz.

Por meio da Assessoria de Imprensa, a Companhia admitiu que o sistema "apresentou recentemente intermitência na parte de coleta biométrica, isto é, em alguns momentos, foi registrada instabilidade na captura das impressões digitais".

Ainda segundo a Prodesp, os problemas teriam sido resolvidos no último dia 9. "Com a implantação de uma nova versão do motor biométrico pela Prodesp, em 9 de junho, o e-CNH foi estabilizado. Mas eventualmente ainda podem ocorrer problemas pontuais, que são tratados caso a caso pela Prodesp. É importante ressaltar que mesmo por ocasião do citado problema técnico, o sistema e-CNHsp não ficou inoperante. Isso pode ser comprovado pelas estatísticas de sua utilização", afirma a estatal em e-mail enviado à reportagem.

De acordo com a Companhia, de 25 de maio a 6 de junho deste ano, 912 cidadãos de Mogi fizeram o pré-cadastro na Internet e 792 compareceram à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para confirmação do cadastro e apresentação de documentos. Ao mesmo tempo, os Centro de Formação de Condutores (CFCs) registraram no sistema 1.751 aulas teóricas e 120 práticas.

De 7 a 21 deste mês, já com a correção efetuada no motor biométrico no dia 9, 1.388 cidadãos de Mogi fizeram o pré-cadastro na Internet; 1.090 compareceram à Ciretran para confirmação do registro e 3.030 aulas teóricas e 262 práticas foram computadas pelo sistema.

Considerando-se as 33 cidades da Grande São Paulo onde o e-CNHsp já é utilizado, os CFCs registraram no sistema, de 25 de maio a 6 de junho, 45.884 aulas teóricas e 6.157 práticas. No período de 7 a 21 de junho, após o conserto, estes números saltaram para 75.967 aulas teóricas e 11.144 práticas, respectivamente.


Fonte:Diário de Mogi e Mogi News